• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Primeiro-ministro vai aos EUA participar na Assembleia Geral das Nações Unidas
Política

Primeiro-ministro vai aos EUA participar na Assembleia Geral das Nações Unidas

A viagem está prevista para 18 de Setembro, e da bagagem constam a participação na 72ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, a assinatura do estatuto das Forças Armadas norte-americanas em território cabo-verdiano, entre outros encontros de trabalho e cooperação.

Pelo meio, Ulisses Correia e Silva participa na primeira Gala – “Cabo Verde de Sucesso” que será presidida pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, no dia 30 de Setembro, em Boston. Este evento, segundo a nota do Governo, “visa distinguir cabo-verdianos e descendentes de cabo-verdianos que se destacam na sociedade americana, na actividade política, empresarial, académica, científica, desportiva, cultural, na medicina e outras profissões”.

O primeiro-ministro faz-se acompanhar pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares. O discurso na Assembleia Geral acontece no dia 22 de Setembro, a que se seguem “encontros bilaterais ao mais alto nível com os chefes de delegação dos Países da CEDEAO e da CPLP e com o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, entre outros”.

De entre os vários afazeres do chefe do Governo cabo-verdiano nos Estados Unidos da América, a nota do Governo destaca que “particular relevância merece a assinatura no dia 24 de Setembro, em Washington D.C, do acordo SOFA, que define o estatuto das Forças Armadas norte-americanas em território cabo-verdiano, por ocasião de exercícios militares conjuntos”.

“As relações entre Cabo Verde e os Estados Unidos, que são seculares e marcadas por indeléveis laços humanos, já consolidaram fundamentos relacionais robustos que Cabo Verde quer preservar e desenvolver, privilegiando agora a implicação acentuada da nossa comunidade nos negócios e investimentos em Cabo Verde, facilitada por incentivos especiais”, a regista a referida nota.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação