• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Líder do PAICV consulta Chefe do Estado antes da sua participação na reunião da Internacional Socialista
Política

Líder do PAICV consulta Chefe do Estado antes da sua participação na reunião da Internacional Socialista

A presidente do PAICV pediu hoje as contribuições e sugestões do Chefe do Estado para a sua participação na Reunião do Presidium da Internacional Socialista, que acontece a 21 de Setembro em Nova Iorque, EUA.

Janira Hopffer Almada, que vai participar na reunião enquanto vice-presidente da Internacional Socialista, explicou aos jornalistas que solicitou a audiência com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, tendo em conta os temas que estão na agenda para debate e por entender que os interesses do país devem ser colocados “acima dos interesses partidários”.

“A manutenção da paz e a segurança internacional e o crescimento económico sustentado e um desenvolvimento sustentável” são os dois temas agendados que, no entender de Janira Hopffer Almada, devem ser socializados com o Chefe do Estado como forma de definir as prioridades para Cabo Verde, visando defender as posições que melhor protegem o país.

“Esses temas serão, também, objectos de análise por parte da Assembleia Geral das Nações Unidas, por isso entendemos que deveríamos pedir este encontro com o Chefe do Estado para ouvir as contribuições e as sugestões, porque a vice-presidente da Internacional Socialista deve, sobretudo, servir Cabo Verde”, precisou a presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), na oposição.

Na questão da segurança e manutenção da paz, a líder do maior partido da oposição explicou igualmente que o PAICV e o Presidente da República defendem a opção do diálogo, nomeadamente sobre a arma nuclear que envolve os Estados Unidos da Améria (EUA) e a Correia do Norte, sem esquecer o fenómeno do terrorismo e das ameaças radicais.

“Cabo Verde não está tão distante e não pode ficar alheio às ameaças, tanto que o turismo tem um peso muito grande na nossa economia e temos de poder ter algum tipo de controlo para proteger o país, por isso, a opção de isenção de vistos, que foi tomada há pouco tempo, deverá ser muito bem acompanhada para que possamos ter a filtragem necessária e não fazer com que o país corra riscos desnecessários”, sublinhou.

Em relação ao crescimento económico sustentado e desenvolvimento sustentável, a responsável anunciou que vai solicitar à Internacional Socialista que dê orientações ao Comité África Internacional Socialista para que crie um programa “consistente e bem definido” para responder à questão das mudanças climáticas nos pequenos Estados insulares como Cabo Verde.

Janira Hopffer Almada lembrou que o arquipélago é o sétimo país mais vulnerável às mudanças climáticas, motivo que leva o PAICV a avançar com uma proposta a nível da Internacional Socialista no sentido de se começar a elaborar uma agenda específica para pequenos Estados insulares, visto que Cabo Verde tem feito muitas reformas enquanto país, mas que “não tem chegado ao nível desejado”.

A Internacional Socialista, fundada em 1951, é uma organização que integra cerca de 150 partidos de mais de 100 países de todos os continentes.

No encontro com Jorge Carlos Fonseca, a líder do PAICV foi acompanhada pelo secretário geral do partido, Julião Varela, e pelo membro da Comissão Política Nacional, Arnaldo Andrade.

Encontro idêntico já foi solicitado com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, já que Janira Hopffer Almada defende que os interesses de Cabo Verde devem ser defendidos em qualquer instância que se possa ter oportunidade.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação