• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Campeonato grego. Presidente do PAOK invade campo com revolver em punho
Outros Mundos

Campeonato grego. Presidente do PAOK invade campo com revolver em punho

Aconteceu este domingo, na Grécia, a contar para a jornada 25 da Superliga grega, no jogo entre o PAOK de Fernando Varela e AEK. Ao minuto 90 o internacional cabo-verdiano marcou o golo que daria o 1 x 0 e os três pontos. Entretanto, o árbitro decidia anular o golo para revolta de adeptos e do presidente do PAOK, o milionário russo, Ivan Savvidis, a invadir o campo armado com um revolver. O Governo grego acaba de anunciar a suspensão do campeonato.

O episódio levou ao anuncio, do Governo grego, de suspender o campeonato, após uma reunião de emergência esta manhã, através do secretário de Estado do Desporto, Giorgos Vasiliadis, que diz estar o Executivo em concertação com a UEFA que, entretanto, ainda não se pronunciou sobre o caso. De acordo com Vasiliadis, a competição só será retomada “assim que esteja em vigor um novo quadro, acordado com todos".

A decisão provocou a irá e invasão do relvado de jogo por parte de alguns adeptos e, particularmente, do presidente do PAOK que, por duas vezes tentou tirar satisfação com a arbitragem. Fernando Varela foi um dos primeiros jogadores a intervir para acalmar o dirigente.

As equipas e adeptos ainda aguardaram por duas horas no estádio pela reposição da partida, antes do árbitro Giorgos Kominis, decidir de vez suspender a sua conclusão, com o aval do AEK Atenas que considerou não haver condições de segurança para tal.

As equipas confirmaram, depois a validação do golo de Varela, com a AEK, claro, a contestar a decisão e a considerar que o árbitro terá sido “forçado” a mudar a sua decisão. Inclusive, o clube de Atenas afirmou a intenção de formalizar uma queixa junto à UEFA e à FIFA.

Na sequência, a comunicação social faz eco de uma suposta ameaça ao juiz da partida, por parte do presidente do PAOK, Ivan Savvidis, que diz-se ser um dos mais poderosos milionários russos e amigo pessoal do presidente russo, Vladimir Putin. “És um homem morto”, teria Savvidis afirmado, segundo o jornal inglês, «The Sun». Este, como se viria a observar pelas fotos na comunicação e redes sociais, carregava com ele uma arma, provavelmente um revolver, no lado direito da cintura e que já motivou a polícia a informar a investigação do caso.

A confusão está instalada mais uma vez no futebol grego, não se sabendo como terminará mais esta novela, com Fernando Varela no epicentro da mesma, foi dele o golo da polémica.

Todavia, a confusão é tanta que não se sabe ainda como estará a classificação. A ser validada a partida PAOK é 3º lugar, (52 pts) e reduz a desvantagem pontual para o AEK (1º lugar, 54 pts). O Olympiakos venceu e chega aos 53º pts. na segunda posição.

Quanto a Fernando Varela, o central cabo-verdiano tem estado a fazer uma enorme época no histórico clube grego e é atualmente um dos principais defesas da Superliga e um dos defesas com melhores números individuais nos principais campeonatos europeus, sendo o PAOK uma das defesas menos batidas. O central já havia marcado, também, na vitória por 3 x 0 sobre o AEL Larissa, a contra para a 21ª jornada.

Veja imagens do momento da invasão de campo do presidente do PAOK aqui:

https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/presidente-do-paok-invade-relvado-apos-golo-anulado-a-sua-equipa.html?

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação